Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Indicadores de Qualidade de Sites Educativos

Este trabalho online tem por objectivo responder a duas perguntas:

(1) Como avaliar a informação online?

(2) Como analisar um website educativo?


Para isso, procedeu-se à leitura do seguinte artigo:
Carvalho, Ana Amélia A. (2006). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF - Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, 55-78.
_________________________________________________________
Actualmente, a quantidade de informação disponível na World Wilde Web é imensa. Apesar disso, nem todos os conteúdos apresentados em sites são de qualidade. Logo, surge uma necessidade de saber como seleccionar a informação importante.



(1) Como avaliar a informação online?
Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si, estabelecendo hiperligações a outros sites. A informação presente num site deve convidar à leitura, ser apresentada de forma simples e não deve exceder os 80% . Os Títulos e subtítulos devem estar destacados, os parágrafos devem ser curtos e o espaçamento entre linhas de 1,5. As animações e os gifs animados devem constar num site, mas de forma discreta, de modo a que não distraia o leitor. A interface deve permitir que o utilizador navegue facilmente no site.

Há muitos autores que sugerem indicadores de qualidade como um meio de avaliação da informação online. Vamos referir alguns indicadores presentes no artigo.

A norma ISO/IEC 9126-1 (2001) considera que os produtos online devem apresentar:
  • Funcionalidade
  • Fiabilidade
  • Usabilidade
  • Eficiência
  • Manutenção
  • Portabilidade.

Tilman (2003) determina que um site apresenta qualidade se é fácil de encontrar o seu âmbito e os seus critérios de inclusão temática, se é fácil de ser identificado a autoridade dos autores e a actualização e se um site apresenta a estabilidade da informação e a facilidade de uso em termos de formatos e de velocidade na conexão.


Grassian (2000) propõe quatro dimensões para pensar criticamente sobre as fontes na Web:

  • Conteúdo e avaliação
  • Fonte e data
  • Estrutura
  • Outro

Smith (2005) considera sete critérios:
  • Abordagem temática
  • Conteúdo
  • Design gráfico e multimédia
  • Propósito do site
  • Críticas sobre o site
  • Viabilidade de acesso e Custos


(2) Como analisar um website educativo?
Um site educativo tem que ter subjacente os princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação de qualquer site mas, para além disso, um site educativo tem que motivar os utilizadores a quererem aprender, a quererem consultar e a quererem explorar a informação disponível.


Considera-se que um site educativo deve apresentar cinco componentes principais: a informação, as actividades, a comunicação, a edição colaborativa online e a partilha, que devem estar relacionadas entre si.



Indicadores de qualidade de um site educativo:
  • Identidade
Integra o nome do site, o seu propósito ou finalidade, a autoridade, a data de criação e da última actualização.
  • Usabilidade
Traduz-se no facto de ser fácil de usar e fácil de aprender a usar, bem como no grau de satisfação sentdo pelo utilizador (Smith & Mayes, 1996).

  • A rapidez de acesso ao site
A rapidez de acesso de um site depende das hiperligações estarem ou não activas.
  • Níveis de interactividade
A interactividade motiva o utilizador a explorar um site.
  • Informação
A informação pode estar apresentada em qualquer formato. Identificam-se seis indicadores de qualidade de informação: (a) Temática e adequação às orientações curriculares, (b) Abordagem feita ao assunto, (c) Correcção do texto, (d) Referências bibliográficas, (e) Data e actualidade, (f) Autor.
  • Actividades
Têm por objectivo levar os alunos a conhecerem a informação disponível no site.
  • Edição colaborativa online
As ferramentas colaborativas permitem que vários sujeitos colaborem para um mesmo objectivo.
  • Espaço de partilha
Espaço onde podem ser disponibilizados os trabalhos realizados pelos alunos ou pelos professores
  • Comunicação
Um site deve disponibilizar o contacto do responsável e proporcionar fóruns de discussão, em que os alunos, professores e pais possam intervir. O site deve facilitar a comunicação entre os que o usam, disponibilizando correio electrónico, fórum e chat. 

Sem comentários:

Enviar um comentário