Páginas

terça-feira, 9 de março de 2010

PLANO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO (PTE)

Eixos de actuação e principais projectos do PTE

Os três eixos do PTE:
Tecnologia, Conteúdos e Formação.

Projectos:
Tecnologia:- Kit Tecnológico Escola
- Internet em banda larga de alta velocidade
- Internet nas salas de aula (Redes de área local)
- Cartão electrónico do aluno
- Vídeovigilância

Outros projectos: Centro de Apoio Tecnológico


Conteúdos:- Mais-Escola.pt
- Escola Simplex

Outros projectos: Manuais escolares electrónicos, Plataforma de comunicação electrónica integrada


Formação
- Formação e Certificação de Competências TIC
- Avaliação electrónica

Outros projectos: Integração das TIC nos métodos de ensino e aprendizagem, Literacia em Aplicações Open Source


A relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) – computadores como ferramentas cognitivas.
O PTE e a proposta de Jonassen estão relacionados no sentido em que ambos reconhecem a importância das tecnologias no sistema de ensino.

O PTE preocupa-se em renovar as estruturas das escolas, proporcionar um melhor acesso à informação e tem como objectivo tornar a tecnologia da informação e comunicação transversal ao sistema de ensino. Este plano pretende que as tecnologias sejam um apoio para a aprendizagem de conteúdos, bem como tornar essa aprendizagem mais cativante.

Jonassen considera que os alunos têm uma melhor aprendizagem quando pensam por si próprios, mas no entanto, essa aprendizagem deve ser estimulada pelos professores e/ou computadores. Portanto, este autor encara os computadores como ferramentas cognitivas, uma vez que exigem que os alunos desenvolvam o pensamento ao representar os seus conhecimentos, promovendo uma aprendizagem diversificada e de qualidade.

Assim, apesar de ambos considerarem os computadores como um apoio à aprendizagem, há um maior esclarecimento, por parte de Jonassen, acerca da importância destas ferramentas. O PTE apenas faz referência à necessidade de uma renovação tecnológica, mas não esclarece a forma como estas ferramentas podem ser utilizadas pelos alunos e professores no processo de ensino – aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário