Páginas

domingo, 21 de março de 2010

Reflectindo sobre... Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Ana Amélia Carvalho


Actualmente, com os avanços tecnológicos, surge a necessidade de utilizar ferramentas e recursos on-line, no processo de ensino – aprendizagem. Ao utilizar a Internet e o World Wilde Web os alunos sentem-se equiparados a qualquer outro autor, partilhando o que aprendem, sentindo-se úteis, trabalhando individualmente e em grupo. Por outro lado, o papel do professor é muito importante, nestes novos métodos de ensino, uma vez que tem de ter uma formação que não só lhe permita saber utilizar as ferramentas tecnológicas, como também integrá-las, pedagogicamente, na sala de aula.

Com o emergir da economia e do conhecimento a quantidade de conteúdos assimilados tornam-se irrelevantes; seleccionar, transformar, reutilizar em novas situações passam a ser as capacidades que devemos reter. No entanto, temos de ensinar os nossos alunos a seleccionar informação e de os alertar para o plágio, para o valor dos direitos de autor.

A Web 2.0 faz com que seja mais fácil e simples navegar na Internet e, por outro lado, faz com que possamos pesquisar em qualquer lugar do Mundo. Assim, pode-se utilizar na sala de aula recursos on-line, como o blogue, o que leva a um maior empenho, por parte dos alunos. Por outro lado, com a Web 2.0, os Professores podem criar um site de apoio à disciplina e também podem usufruir da plataforma (LMS – Learning Management Systems) para disponibilizar recursos em diferentes formatos.

Concluindo, a Escola ao utilizar as ferramentas e os recursos on-line torna-se uma Escola mais inovadora, interessante, mais cativante…

Sem comentários:

Enviar um comentário