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terça-feira, 27 de abril de 2010

WebQuest

1) Quando surgiu a WebQuest e com que finalidade?
A WQ surgiu em 1995 com a finalidade de constituir actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.

2) Quem foram os mentores?
Os mentores da WebQuest foram Bernie Dodge e Tom March.

3) Quais são os 5 componentes de uma WebQuest?
- Introdução: deve ser motivadora e desafiante para os alunos, levando-os a empenharem-se na WebQuest
- Tarefas
- Processo: indica as fases ou etapas a seguir e os recursos a consultar. Devem ser dadas orientações pormenorizadas (passo a passo) de como os alunos realizam a tarefa.
- Avaliação: deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado. Referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual. Convém que inclua os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação.
- Conclusão: disponibiliza-se um resumo da experiência proporcionada pela WebQuest,salientando as vantagens de realizar este trabalho. Deve-se também despertar curiosidade para pesquisas futuras. Pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para explorar, entre outros.

4) Quais são os 12 tipos de tarefas identificadas por Dodge? Quais são as mais apropriadas para uma verdadeira WebQuest?
Dodge apresenta os seguintes tipos de tarefas:
- redigir o que se leu (contar)
- compilação de dados
- mistério (papel de detective)
- jornalismo (papel de reporter)
- criar um produto ou planear uma acção
- produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura)
- criar consenso
- persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário)
- conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc)
- tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças)
- Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções)
- tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los).
As tarefas mais apropriadas para uma WebQuest devem ter um elevado grau de desafio e autenticidade, motivando os alunos. Além disso, devem desenvolver o raciocínio, o pensamento crítico dos alunos, proporcionando-lhes uma aprendizagem individual e em grupo.

5) Qual a duração de uma WebQuest?
A duração de uma WebQuest pode ser curta ou longa, dependendo da complexidade do trabalho a ser realizado, bem como a faixa etária dos alunos.

- curta duração (são realizadas entre uma a três aulas) têm como objectivo levar o aluno a percorrer uma significativa quantidade de informação e a compreendê-la, como refere Dodge (1997), centra-se na aquisição e integração do conhecimento.

- longa duração (1 semana a 1 mês em ambiente de sala de aula) têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento.


Como exemplo de uma WebQuest de longa duração podes consultar a que eu e as minhas colegas de grupo realizámos, no âmbito da unidade curricular Tecnologia Educativa. Esta WebQuest intitula-se "Torna-te Chef com o Ratatatouille". Dirige-se ao 7º ano de escolaridade e pretende abordar os temas fracções e proporções e, ainda, tem por objectivo que o aluno explore o Excel.

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