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sábado, 12 de junho de 2010

Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia



Baseado no artigo: "Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de Ana Amélia Amorim Carvalho

Neste artigo vamos referir vários aspectos que temos de avaliar num software educativo multimédia.

Um software educativo multimédia pode ser dirigido a um vasto leque de destinatários, desde crianças de 2 anos a adultos, logo tem de dispor de uma navegação simples. O S.E.M. promove a autonomia do utilizador. A interactividade subjacente a um S.E.M e o facto de ser graficamente agradável torna-o motivador e capta a atenção do utilizador, levando ao seu envolvimento na exploração do S.E.M.. No que diz respeito ao conteúdo, deve apresentar-se estruturado, cientificamente correcto e adequado à faixa etária e ao programa curricular.

O controlo da navegação dado ao utilizador depende dos objectivos considerados e da teoria de aprendizagem subjacente. Numa perspectiva behaviorista, há uma divisão por etapas, não passando para a seguinte sem ter realizado, correctamente, a etapa anterior. No caso da teoria construtivista, o utilizador tem a liberdade de manipular o software de acordo com os seus interesses.

Pode-se considerar três factores para que exista aprendizagem com o S.E.M.:

  1. a qualidade científica, pedagógica e técnica do S.E.M.

  2. a familiaridade do utilizador com o sistema informático (literacia informática) e com o conteúdo (conhecimentos prévios)

  3. o desejo do sujeito aprender
O feedback, presente num software educativo multimédia, disponibiliza um apoio ao desempenho do utilizador, assim, este recebe a informação, de imediato, se realizou ou não a tarefa correctamente. O feedback pode ser positivo ou negativo. O feedback positivo tem por objectivo ser encorajador e o negativo indica que a resposta não está correcta. O feedback negativo não deve ser desmotivador.


Olhar criticamente o Software Educativo Multimédia
O S.E.M. é composto por várias componentes.

Caixa
Na caixa do S.E.M. deve aparecer o titulo, o ano de edição, a editora, os destinatários, a área temática, os objectivos, a língua usada nos textos e na locução e os requisitos do sistema. Se o S.E.M. for específico para uma determinada disciplina é conveniente que seja dito o ano de escolaridade.

Início/apresentação
A apresentação é a componente do S.E.M. que se observa quando se abre o software e onde se introduz a temática deste. Deve ser possível ao utilizador saltar esta parte, ou através de um clique no ecrã, ou então clicando num botão para avançar para o menu, pois depois de consultar várias vezes o software, torna-se monótona.

Menu
O menu deve apresentar as actividades do S.E.M. e é importante que esteja sempre disponível, facilitando a navegação. O menu pode aparecer de diversas formas, dependendo do destinatário a que se dirige. No caso de um S.E.M. para crianças, o menu, normalmente, apresenta-se através de ícones sugestivos das actividades, enquanto que se o software for dirigido a destinatários que lêem bem, o menu aparece só com texto. No menu, ainda pode surgir uma personagem guia, que explica o que o utilizador deve fazer.

Navegação
Para que o S.E.M. permita uma boa navegação, o utilizador tem que saber onde está e como ir para determinado sítio. O utilizador situa-se se a informação estiver bem visível, com cor diferente, no ecrã, ou no título. Os menus, as setas e os números facilitam a navegação. Caso o menu principal não esteja sempre disponível, deve existir um botão para regressar ao menu.

Estrutura
Existem vários tipos de estrutura:
  • linear ou sequencial
  • hierárquica
  • em rede

Os diferentes tipos de estrutura condicionam a liberdade de navegação.

Numa estrutura linear ou sequencial não há muita liberdade de navegação, pois o utilizador apenas avança ou recua na informação (cada nó só tem um descendente e um pai).
estrutura linear
Numa estrutura hierárquica, o nó pai tem vários descendentes, logo há uma maior liberdade de navegação, pois o utilizador escolhe o que quer ver. Designa-se de estrutura em árvore, se cada descendente só tiver um ascendente, e de acíclica, se alguns dos nós tiverem mais do que um ascendente.

estrutura em árvore

Na estrutura acíclica há várias opções de escolha por onde o utilizador deve ir. Logo, apesar de ter uma maior liberdade, há mais facilidade em se perder.





estrutura acíclica


Numa estrutura em rede existe um vasto leque de ligações o que mostra que existe uma total liberdade de navegação e que o documento apresenta uma elevada riqueza de interacção, o que não garante que seja benéfico para aprendizagem.
estrutura em rede
Os S.E.M. podem não apresentar só uma estrutura, mas sim várias combinadas, o que se designa de estrutura híbrida, o que pode ser mais positivo para a aprendizagem.
Actividades
As actividades devem ser fáceis de se entender e devem ser adequadas à idade dos destinatários. Por vezes, sendo as actividades mais complexas, ou com uma maior interactividade, apresentam um menu específico, e/ou, então, existe uma personagem guia para apoiar o utilizador. Algumas actividades são de um nível de dificuldade mais elevado para estimular o utilizador. Ao resolver as actividades o utilizador dispõe de uma pontuação, tem acesso a um feedback, pode imprimir e copiar a informação escrita e gravar a informação oral. As actividades aparecem em diferentes formatos com o objectivo da informação estar melhor apresentada.

Interface
A interface deve ser apresentar várias características:
-intuitiva
-consistente
-o tamanho, o tipo de letra e contraste entre os caracteres e o fundo devem tornar a leitura fácil
-tipos de letra sem serifa
-imagens com qualidade gráfica
-o som e o vídeo devem ser controlados pelo utilizador e devem ser alinhados à direita
-o espaçamento entre parágrafos deve ser maior de que entre as linhas e o texto
-o texto deve ser alinhado à esquerda
-deve apresentar uma agradável componente estética

Ajuda
A ajuda deve estar sem pre disponível. As ajudas não devem ser impostas e devem ser específicas da secção, actividade, tarefa ou do jogo. A ajuda, muitas vezes, é dada pela personagem guia, ao longo do texto.

Sugestão para pais, educadores e/ou professores
Em alguns S.E.M. aparecem dicas ou, atém mesmo, actividades complementares, que podem ser impressas, para os pais, educadores e/ou professores.

Imprimir diploma
Devido ao facto de as crianças ficarem entusiasmadas por receberem um diploma, muitas vezes, existe esta opção nos S.E.M., onde lhes é pedido o nome na abertura do software.

Hiperligações para sites na Web
Como a informação que cada software contém é restrita, alguns S.E.M. dispõem de hiperligações para sites temáticos, ou para o site da editora.

Ficha técnica
No software educativo deve ser disponibilizada a ficha técnica, que, por vezes, apresenta os créditos.

Sair do software educativo multimédia
A possibilidade de sair do software educativo multimédia deve estar sempre disponível e antes de sair do CD ou DVD o utilizador deve ser questionado se deseja mesmo sair do software.


Neste artigo pretendeu-se mostrar as várias componentes de um software educativo multimedia. Contudo, cada S.E.M. tem as características próprias. Por isso, o professor antes de o utilizador deve explorá-lo para o conseguir inserir no contexto educativo.


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