Baseado no artigo: "Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia" de Ana Amélia Amorim Carvalho
Neste artigo vamos referir vários aspectos que temos de avaliar num software educativo multimédia.
Um software educativo multimédia pode ser dirigido a um vasto leque de destinatários, desde crianças de 2 anos a adultos, logo tem de dispor de uma navegação simples. O S.E.M. promove a autonomia do utilizador. A interactividade subjacente a um S.E.M e o facto de ser graficamente agradável torna-o motivador e capta a atenção do utilizador, levando ao seu envolvimento na exploração do S.E.M.. No que diz respeito ao conteúdo, deve apresentar-se estruturado, cientificamente correcto e adequado à faixa etária e ao programa curricular.
O controlo da navegação dado ao utilizador depende dos objectivos considerados e da teoria de aprendizagem subjacente. Numa perspectiva behaviorista, há uma divisão por etapas, não passando para a seguinte sem ter realizado, correctamente, a etapa anterior. No caso da teoria construtivista, o utilizador tem a liberdade de manipular o software de acordo com os seus interesses.
Pode-se considerar três factores para que exista aprendizagem com o S.E.M.:
a qualidade científica, pedagógica e técnica do S.E.M.
a familiaridade do utilizador com o sistema informático (literacia informática) e com o conteúdo (conhecimentos prévios)
o desejo do sujeito aprender
O feedback, presente num software educativo multimédia, disponibiliza um apoio ao desempenho do utilizador, assim, este recebe a informação, de imediato, se realizou ou não a tarefa correctamente. O feedback pode ser positivo ou negativo. O feedback positivo tem por objectivo ser encorajador e o negativo indica que a resposta não está correcta. O feedback negativo não deve ser desmotivador.
Olhar criticamente o Software Educativo Multimédia
O S.E.M. é composto por várias componentes.
Olhar criticamente o Software Educativo Multimédia
O S.E.M. é composto por várias componentes.