(1) Como avaliar a informação online?
(2) Como analisar um website educativo?
Para isso, procedeu-se à leitura do seguinte artigo:
Carvalho, Ana Amélia A. (2006). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF - Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, 55-78.
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Actualmente, a quantidade de informação disponível na World Wilde Web é imensa. Apesar disso, nem todos os conteúdos apresentados em sites são de qualidade. Logo, surge uma necessidade de saber como seleccionar a informação importante.
(1) Como avaliar a informação online?
Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si, estabelecendo hiperligações a outros sites. A informação presente num site deve convidar à leitura, ser apresentada de forma simples e não deve exceder os 80% . Os Títulos e subtítulos devem estar destacados, os parágrafos devem ser curtos e o espaçamento entre linhas de 1,5. As animações e os gifs animados devem constar num site, mas de forma discreta, de modo a que não distraia o leitor. A interface deve permitir que o utilizador navegue facilmente no site.
Há muitos autores que sugerem indicadores de qualidade como um meio de avaliação da informação online. Vamos referir alguns indicadores presentes no artigo.
A norma ISO/IEC 9126-1 (2001) considera que os produtos online devem apresentar:
- Funcionalidade
- Fiabilidade
- Usabilidade
- Eficiência
- Manutenção
- Portabilidade.
Tilman (2003) determina que um site apresenta qualidade se é fácil de encontrar o seu âmbito e os seus critérios de inclusão temática, se é fácil de ser identificado a autoridade dos autores e a actualização e se um site apresenta a estabilidade da informação e a facilidade de uso em termos de formatos e de velocidade na conexão.
Grassian (2000) propõe quatro dimensões para pensar criticamente sobre as fontes na Web:
- Conteúdo e avaliação
- Fonte e data
- Estrutura
- Outro
Smith (2005) considera sete critérios:
- Abordagem temática
- Conteúdo
- Design gráfico e multimédia
- Propósito do site
- Críticas sobre o site
- Viabilidade de acesso e Custos
(2) Como analisar um website educativo?
Um site educativo tem que ter subjacente os princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação de qualquer site mas, para além disso, um site educativo tem que motivar os utilizadores a quererem aprender, a quererem consultar e a quererem explorar a informação disponível.
Considera-se que um site educativo deve apresentar cinco componentes principais: a informação, as actividades, a comunicação, a edição colaborativa online e a partilha, que devem estar relacionadas entre si.
Indicadores de qualidade de um site educativo:
- Identidade
- Usabilidade
- A rapidez de acesso ao site
- Níveis de interactividade
- Informação
- Actividades
- Edição colaborativa online
- Espaço de partilha
- Comunicação